"No acolhedor espaço do Grémio dos Livros, entre as mais qualificadas e raras obras literárias poderá encontrar artísticas peças em prata, porcelana, faiança ou vidro como também objectos de apreciado coleccionismo."

07 junho 2016

Cancioneiro Alentejano


                    Victor Santos – Cancioneiro Alentejano- Poesia Popular, recolha, prefácio, comentário e notas de Victor Santos, Livraria Portugal – Editora, 1959 Primeira Edição brochada e bem ilustrada, em excelente estado de conservação com dedicatória do autor. Obra de valor etnográfico, de cujo conteúdo constam poemas alusivos aos temas:
·                      Hieráticas;
·                     As terras do Alentejo;
·                     Faina, natureza e exaltação da terra;
·                     Amor – Sátira- Diversas.

Valor: € 35
 
Prefácio da obra por Fernando Lopes Graça
“O Alentejano canta com verdadeira paixão e todas as ocasiões lhe são boqas para dar largas ao seu lirismo ingénuo. Não há trabalho, folga, festa ou reunião de qualquer espécie, sem um rosário infindo de cantigas.
Em qualquer parte o alentejano se reconhece e identifica, reconhecendo e identificando do mesmo passo os seus irmãos em carne e espírito, mediante o viático das suas canções.
O ar e a a paisagem vibram constantemente de melodias; é porém, no silêncio da noite, da vasta e profunda noite alentejana, que estas ganham toda a altura e projecção anímica.”


Sem comentários:

Enviar um comentário