Revista Aquae Flaviae
Nº 46 Maio 2013

A presença cristã nova em Chaves no período Filipino (1580 - 1640)
Jorge José Alves Ferreira
Grupo Cultural Aquae Flaviae
Revista muito procurada
Valor: € 20


Autor: Marco Aurélio Peixoto, 1990
Autor: H. Warner Allen,
Edição do Instituto do Vinho do Porto. Porto. 1946, com 102 págs. Brochado.


Texte de Georges Planes-Burgade - Ilustrés de 105 photographies.
Autor: Leon Rosenthal, 1927 - Directeur du Musée de la Ville de Lyon


"Cultura de Pueblos Rurales que fueron marcando el caminho de nuestros dias".


Estudo que cita a premonição de Camilo Castelo Branco e a concretiza sinteticamente ao longo da sua temática, "Depois da minha morte, é natural que os estilistas se preocupem com a minha vida e os meus recursos de artista".![]() |
| Índice Prelo |
No centenário do suicídio de Camilo Castelo Branco, são aqui apresentados textos que incidem sobre a questão da biografia e da relação deste com a sua obra. Agustina Bessa-Luís intui em Camilo o "criminoso sem recursos"; o estudo de Helena Carvalhão Buescu foca a entre-expressão da vida e da obra em Camilo; o de Abel de Barros Baptista, a relação entre a experiência do encarceramento e a sua tradução literária nas Memórias do Cárcere... e tantas outras interpretações dos escritores que opinaram e constam do índice que se apresenta.
A Implantação da República em 1910 foi o resultado de um longo e persistente trabalho desenvolvido desde os meados do século anterior, através de vários intentos militares e vibrantes intervenções políticas. Uma vez consumada em todo o país, a história do novo regime não deixou também de ser marcada por novos actos de agitação, entre escaramuças Várias e ajustes de contas , políticos e pessoais, que numa terra ou noutra, se proclamaram pela exaltação de factos e pessoas que, na maioria dos casos, nunca chegaram a merecer a saliência que a sua intenção e respeito nos obrigava. Será esta a história, forçosamente incompleta, mas plena de respeito e admiração, de factos e pessoas que viveram em Chaves entre o fim do século passado e o primeiro quarto do século actual. Aí travaram nesses anos, a luta singular dos seus credos políticos e dos seus ideais, entregando-se por eles a uma luta que não raras vezes lhes custou a própria vida.
Obra que traça, em texto e imagens, visitas guiadas a cada um dos concelhos do Alto Tâmega, composto pelos Municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. Em cada um dos concelhos foi selecionado o percurso mais convidativo e icónico em património: natural, construído e gastronómico, para que assim o visitante possa contactar, interpretar e usufruir dos valores que caracterizam esta personalizada região.
Número editado em Dezembro de 1989, esgotadíssimo e muito desejado. O Grupo Cultural Aquae Flaviae foi fundado em 1986 editando desde 1989, anualmente, dois números desta Revista, sem qualquer interrupção. A última publicação corresponde ao número 54. É de relevante divulgação nacional e mesmo internacional, pela qualidade dos trabalhos publicados.