Revista Aquae Flaviae
Nº 46 Maio 2013

A presença cristã nova em Chaves no período Filipino (1580 - 1640)
Jorge José Alves Ferreira
Grupo Cultural Aquae Flaviae
Revista muito procurada
Valor: € 20


 Autor: Marco Aurélio Peixoto, 1990
Autor: Marco Aurélio Peixoto, 1990 Autor: H. Warner Allen, 
Edição do Instituto do Vinho do Porto. Porto. 1946, com 102 págs. Brochado.
Autor: H. Warner Allen, 
Edição do Instituto do Vinho do Porto. Porto. 1946, com 102 págs. Brochado.


 Texte de Georges Planes-Burgade - Ilustrés de 105 photographies.
Texte de Georges Planes-Burgade - Ilustrés de 105 photographies.
 Autor: Leon Rosenthal, 1927 - Directeur du Musée de la Ville de Lyon
Autor: Leon Rosenthal, 1927 - Directeur du Musée de la Ville de Lyon


 "Cultura de Pueblos Rurales que fueron marcando el caminho de nuestros dias".
"Cultura de Pueblos Rurales que fueron marcando el caminho de nuestros dias".


 Estudo que cita a premonição de Camilo Castelo Branco e a concretiza sinteticamente ao longo da sua temática, "Depois da minha morte, é natural que os estilistas se preocupem com a minha vida e os meus recursos de artista".
Estudo que cita a premonição de Camilo Castelo Branco e a concretiza sinteticamente ao longo da sua temática, "Depois da minha morte, é natural que os estilistas se preocupem com a minha vida e os meus recursos de artista".|  | 
| Índice Prelo | 
 No centenário do suicídio de Camilo Castelo Branco, são aqui apresentados textos que incidem sobre a questão da biografia e da relação deste com a sua obra. Agustina Bessa-Luís intui em Camilo o "criminoso sem recursos"; o estudo de Helena Carvalhão Buescu foca a entre-expressão da vida e da obra em Camilo; o de Abel de Barros Baptista, a relação entre a experiência do encarceramento e a sua tradução literária nas Memórias do Cárcere... e tantas outras interpretações dos escritores que opinaram e constam do índice que se apresenta.
No centenário do suicídio de Camilo Castelo Branco, são aqui apresentados textos que incidem sobre a questão da biografia e da relação deste com a sua obra. Agustina Bessa-Luís intui em Camilo o "criminoso sem recursos"; o estudo de Helena Carvalhão Buescu foca a entre-expressão da vida e da obra em Camilo; o de Abel de Barros Baptista, a relação entre a experiência do encarceramento e a sua tradução literária nas Memórias do Cárcere... e tantas outras interpretações dos escritores que opinaram e constam do índice que se apresenta. A Implantação da República em 1910 foi o resultado de um longo e persistente trabalho desenvolvido desde os meados do século anterior, através de vários intentos militares e vibrantes intervenções políticas. Uma vez consumada em todo o país, a história do novo regime não deixou também de ser marcada por novos actos de agitação, entre escaramuças Várias e ajustes de contas , políticos e pessoais, que numa terra ou noutra, se proclamaram pela exaltação de factos e pessoas que, na maioria dos casos, nunca chegaram a merecer a saliência que a sua intenção e respeito nos obrigava. Será esta a história, forçosamente incompleta, mas plena de respeito e admiração, de factos e pessoas que viveram em Chaves entre o fim do século passado e o primeiro quarto do século actual. Aí travaram nesses anos, a luta singular dos seus credos políticos e dos seus ideais, entregando-se por eles a uma luta que não raras vezes lhes custou a própria vida.
A Implantação da República em 1910 foi o resultado de um longo e persistente trabalho desenvolvido desde os meados do século anterior, através de vários intentos militares e vibrantes intervenções políticas. Uma vez consumada em todo o país, a história do novo regime não deixou também de ser marcada por novos actos de agitação, entre escaramuças Várias e ajustes de contas , políticos e pessoais, que numa terra ou noutra, se proclamaram pela exaltação de factos e pessoas que, na maioria dos casos, nunca chegaram a merecer a saliência que a sua intenção e respeito nos obrigava. Será esta a história, forçosamente incompleta, mas plena de respeito e admiração, de factos e pessoas que viveram em Chaves entre o fim do século passado e o primeiro quarto do século actual. Aí travaram nesses anos, a luta singular dos seus credos políticos e dos seus ideais, entregando-se por eles a uma luta que não raras vezes lhes custou a própria vida. Obra que traça, em texto e imagens, visitas guiadas a cada um dos concelhos do Alto Tâmega, composto pelos Municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. Em cada um dos concelhos foi selecionado o percurso mais convidativo e icónico em património: natural, construído e gastronómico, para que assim o visitante possa contactar, interpretar e usufruir dos valores que caracterizam esta personalizada região.
Obra que traça, em texto e imagens, visitas guiadas a cada um dos concelhos do Alto Tâmega, composto pelos Municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. Em cada um dos concelhos foi selecionado o percurso mais convidativo e icónico em património: natural, construído e gastronómico, para que assim o visitante possa contactar, interpretar e usufruir dos valores que caracterizam esta personalizada região. Número editado em Dezembro de 1989, esgotadíssimo e muito desejado. O Grupo Cultural Aquae Flaviae foi fundado em 1986 editando desde 1989, anualmente, dois números desta Revista, sem qualquer interrupção. A última publicação corresponde ao número 54. É de relevante divulgação nacional e mesmo internacional, pela qualidade dos trabalhos publicados.
Número editado em Dezembro de 1989, esgotadíssimo e muito desejado. O Grupo Cultural Aquae Flaviae foi fundado em 1986 editando desde 1989, anualmente, dois números desta Revista, sem qualquer interrupção. A última publicação corresponde ao número 54. É de relevante divulgação nacional e mesmo internacional, pela qualidade dos trabalhos publicados.